APARELHO AUTOLIGADO

Aparelhos ortodônticos autoligados têm como principal característica a baixa fricção entre os arcos ortodônticos e braquetes durante o tratamento, facilitando o início do movimento dentário pela diminuição da resistência inicial à movimentação.

Estes aparelhos ortodônticos são fixos compostos por braquetes que possuem uma presilha flexível metálica, como uma tampa, que prende e amarra o fio ortodôntico metálico na canaleta do braquete. Com essa estrutura, não há necessidade do uso das ligaduras elásticas, que são as famosas “borrachinhas coloridas”, durante o tratamento.

Vantagens do aparelho autoligado

Nos aparelhos ortodônticos autoligados, não há a necessidade do uso das ligaduras elásticas, que são as borrachinhas coloridas, pois os próprios braquetes possuem uma estrutura que serve para prender os arcos ortodônticos. Esse sistema permite um menor atrito do fio metálico com a canaleta do braquete, o que permite a aplicação de uma força mais suave e menos incômoda ao paciente.

Além disso, a ausência das ligaduras diminui o consideravelmente o acúmulo de bactérias no aparelho, evitando assim cáries, cálculo dentário, mau hálito e outros problemas bucais.

Os resultados podem ser mais rápidos e o tratamento menos doloroso do que com o uso dos aparelhos convencionais.

Com a existência de um menor atrito entre as estruturas do aparelho e a possibilidade de se aplicar a força adequada para a movimentação dentária a ser obtida, os danos aos tecidos que circundam os dentes (ossos, gengivas e ligamentos periodontais) serão menores, causando movimentações mais rápidas e eficientes e ao mesmo tempo menos efeitos colaterais que possam causar dor.

Devido às duas estruturas do aparelho (tanto o arco ortodôntico como a tampa dos braquetes) serem de metal, o atrito entre elas é menor e permite uma movimentação maior dos dentes com menos trauma.

Por isso esse tipo de sistema apresenta resultados melhores, especialmente em tratamentos que exigem uma expansão da arcada dentária ou movimentação dos dentes. Por exemplo: dentes desalinhados, mordida cruzada, dificuldade de deglutição, dentes que nascem em locais errados etc.

A atrito menor entre o arco ortodôntico e os braquetes faz com que seja necessário a colocação de muito menos força no sistema para que os dentes se movimentem. E isso consiste em uma das grandes vantagens do aparelho autoligado para o paciente.Com menos tensão e com uma força gradativa sendo aplicada, o dano tecidual é diminuído e, consequentemente, os episódios de dor e de sensibilidade do paciente ao longo do tratamento também ficam menores.

Essa possibilidade de movimentação mais fácil também diminui o tempo total do tratamento. E isso é uma grande vantagem, uma vez que muitos pacientes buscam a opção mais rápida mas sem perder a qualidade.Uma pesquisa publicada em 2014 aponta que tratamentos feitos com aparelhos autoligados foram, em média, 24,12% mais rápidos do que os com o sistema tradicional – o que pode significar até sete meses a menos no tempo total. Essa rapidez é vista, especialmente, nas fases iniciais de alinhamento e nivelamento dos dentes, que são as com os resultados mais perceptíveis.

Outra das vantagens do aparelho autoligado é a exigência de menos visitas dos pacientes ao consultórios médicos. Ao invés de uma consulta quase mensal, com essa tecnologia o intervalo entre as consultas passa a ser de 8 a 12 semanas. Para os clientes, isso significa menos tempo que deve ser reservado para esses tratamentos e, portanto, mais comprometimento.

A falta das ligaduras elásticas faz com que o aparelho autoligado seja mais higiênico do que os convencionais. Eles são mais fáceis de limpar e favorecem menos o acúmulo de resíduos alimentares – responsáveis pelo aparecimento de placa bactéria e cáries. Ele também permite que, ao limpar, os pacientes não rasguem as ligaduras elásticas e soltem os arcos ortodônticos do aparelho, comprometendo a eficácia entre uma consulta e outra.